29

Jun 2017

Depressão afeta o estado de humor da pessoa

Tags:

A depressão é uma doença silenciosa, mas que causa muitos problemas para quem a tem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é hoje a principal causa de problemas de saúde e invalidez no mundo, atingindo mais de 300 milhões de pessoas.

Essa doença se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidos. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, mas sendo frequente em ambos os grupos.

É comum muitas perguntas em relação as causas do problema, porém é difícil identificar se há um acontecimento específico que causou o transtorno depressivo. De uma maneira geral é possível listar o estresse, eventos cotidianos e até mesmo o estilo de vida como fatores agravantes dessa condição psicológica.

E o segredo para lidar com esses sentimentos é o diálogo com profissionais e familiares.  Além disso, em casos mais graves, há também a possibilidade de tratamento medicamentoso. São antidepressivos que agem diretamente no cérebro, aumentando a concentração de neurotransmissores. É importante que esse tratamento tenha o acompanhamento de um médico especialista, como o psiquiatra.

Suicídio

O ponto mais grave da depressão é o suicídio. E os dados mostram que essa é uma das maiores causas de morte entre os jovens no mundo. O diálogo e a conversa são as principais formas de diagnosticar desejos suicidas em alguém. Em seguida, vem o apoio da família e ajuda psiquiátrica que podem evitar tragédias.

Há também a atuação de grupos de apoio como o Centro de Valorização da Vida (http://www.cvv.org.br) que exercem uma função importante na distribuição da informação e ajuda às pessoas que sofrem com a depressão na sua forma mais cruel.

Por isso, é essencial que a sociedade se estruture para enfrentar este mal. E que se uma consciência coletiva de que o acolhimento para essas pessoas faz toda a diferença.