10

Jul 2017

Hábitos de vida influenciam em um envelhecimento saudável

Tags:

Atualmente a busca por uma vida com mais saúde é também o desejo de envelhecer melhor e com mais qualidade de vida. Nesse contexto, é preciso encontrar equilíbrio, pois atitudes extremas podem resultar em problemas de saúde.

Para as pessoas que praticam esportes, por exemplo, é necessário acompanhamento profissional independentemente da idade. No caso dos mais jovens, um educador físico consegue mensurar qual a intensidade das atividades que não causarão lesões. Para pessoas mais velhas é importante ter orientação para que os exercícios sejam focados na manutenção da capacidade motora.

A alimentação deve ser uma preocupação desde pequeno. Os pais podem incluir frutas e verduras para que as crianças se acostumem com os diferentes sabores. Na fase adulta, nossa atenção deve ser direcionada para o excesso de açúcar e sal, muito comum em produtos industrializados. Para os idosos, a alimentação é essencial para manter a saúde em dia.

Fatores como estresse, sol e o consumo de álcool e tabaco são inimigos do envelhecimento saudável.  Eles afetam a pele, o funcionamento dos órgãos e causam distúrbios no cérebro. Por isso devem ser evitados e combatidos.

Também é fundamental consultar-se regulamente com um médico e fazer exames periódicos. Afinal, cuidando da sua saúde constantemente você atingirá terá um envelhecimento mais tranquilo e saudável.