07

Aug 2017

Leite materno é essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos

Tags:

O crescimento saudável de um bebê deve ser a prioridade dos pais e o primeiro passo para que a criança se desenvolva começa no leite materno. A amamentação materna deve ser a principal fonte de alimento nos primeiros meses de vida.

As características nutricionais do leite materno são inúmeras, valendo o destaque para os efeitos na imunidade dos bebês. Pois o leite contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido. Infecções comuns dos primeiros seis meses, como a otite, afetam menos as crianças que são amamentadas.

Outro fator importante é que o leite humano contém enzimas já conhecidas pelo organismo da criança. Uma vez que os componentes do leite de vaca ou leites artificiais são estranhos para o bebê podendo causar alergias intestinais e deficiência de ferro. Também previne cólicas, porque o leite materno não fermenta tanto para ser digerido, produzindo menos gases.

Além de todas as qualidades nutricionais, o movimento de amamentação é excelente para a dentição e para a fala do bebê. Enquanto a criança mama, há um estímulo para o desenvolvimento dos ossos do crânio e da face, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada o que futuramente irá refletir na respiração, fala, mastigação e deglutição.

Também é importante destacar que para as mães que trabalham a legislação trabalhista garante direitos relacionados ao cuidado de recém-nascidos no ambiente de trabalho. E uma dica para não secar o leite é ordenhar o leite durante o expediente, fazendo a retirada manual ou utilizando uma bombinha de sucção. O leite extraído pode ser guardado na geladeira por 12 horas e no congelador ou freezer por até 15 dias.

Não deixe de fazer o acompanhamento com o pediatra e mantenha uma vida saudável durante a o período em que estiver amamentando. Afinal, o estado de saúde da mãe reflete na qualidade do leite que o bebê ingere.