24

Feb 2017

A luta contra o Aedes Aegypti precisa de mais atenção no período chuvoso

Tags:

Neste período de chuvas é preciso ter mais atenção com o Aedes Aegypti. Apesar das campanhas do poder público, o mosquito que transmite o vírus da Zika, da febre Chikungunya e da dengue, só será combatido com a conscientização e participação de toda sociedade. Cuidados simples surtem efeito em toda uma comunidade.

A fêmea deposita as larvas em água parada. Por isso a prevenção começa tampando bem as caixas d’água, não deixando lixo acumulado, recolhendo recipientes que acumulam água, cobrindo pneus velhos, colocando areia em pratos de vasos de plantas, mantendo calhas sempre limpas e trocando a água de animais de estimação constantemente.

O cuidado também deve ocorrer em outros períodos do ano, porque o mosquito coloca os ovos na parte úmida, próxima à lâmina d’água e não diretamente na água. Eles são capazes de ficar até um ano em locais secos e permanecer aptos a originar mosquitos adultos quando encontram as condições propícias para eclodir.
As doenças transmitidas pelo mosquito apresentam alguns sintomas parecidos. Veja abaixo as diferenças sintomáticas entre elas:

Chikungunya

Dengue

Zika

A prevenção é a melhor arma para enfrentar esse pequeno inseto que pode causar diversas doenças, e em casos extremos levar à morte. Por isso, fique atento e faça a sua parte!